Skip to main content

Projetos

TEREZA

Tereza nasceu como uma marca criada para comercializar produtos das cooperativas de mulheres presas, egressas do sistema prisional e vítimas de violência doméstica, criadas pelo Instituto Humanitas360. Graças à nossa consultoria, ganhou vida própria. A ORÉ foi responsável pela criação e gestão da empresa Tereza em seu primeiro ano de vida, um negócio social que não visa o lucro e reinveste 100% do excedente na ampliação de suas operações, contratando mais mulheres para esse ecossistema -que inclui uma oficina própria em São Paulo, além de cooperativas em presídios femininos de vários pontos do país.

Saiba mais em www.tereza.org.br

Inovação em impacto social
para mulheres presas e egressas

“Tereza” é o nome que as pessoas presas dão a cordas improvisadas, feitas com lençóis amarrados, usadas em tentativas de fuga. Hoje, transformou-se em sinônimo de produtos de qualidade. Tereza continua significando liberdade — não de forma transitória, mas permanente, oferecendo às pessoas em situação de vulnerabilidade uma alternativa ao crime por meio do trabalho em rede.

Sua primeira linha de produtos foi desenvolvida por mulheres presas na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, no interior paulista, que participavam da Cooperativa Social Lili, a primeira incubada pelo Instituto Humanitas 360. O trabalho de co-criação foi coordenado pelos designers Renato Imbroisi e Cristiana Pereira Barretto.

O crescimento do ecossistema das cooperativas sociais do Instituto Humanitas360 mostrou que era necessário fazer o spinof dessa marca, criada dentro do H360, para se tornar uma empresa independente. Graças a isso, a remuneração das mulheres cooperadas pode hoje ser paga tão logo elas entregam os produtos encomendados pela nossa empresa. E como um negócio social, Tereza não visa lucro: eventuais excedentes financeiros são reaplicados no projeto.